top of page
Buscar

Você sabe o que é ISWC? Descubra o que é e quais as finalidades da sigla

O uso das abreviaturas no cenário musical está presente em várias áreas, principalmente no reconhecimento das músicas. A respeito de identificação de fonogramas ou gravações, já comentamos sobre a ISRC e sua importância no mercado musical. Se você ainda não leu nossa matéria, acesse aqui para conhecer.


Ao contrário da ISRC, onde o código identifica gravações, a ISWC, conhecida também por International Standard Musical Work Code ou Código de Obra Musical Padrão Internacional representa uma assinatura da obra padrão internacional. Esse tipo de assinatura, também pode ser observado em outros lugares como ISO 15707. Sua principal função é identificar as obras musicais dentro de um banco de dados para que assim, seja possível arrecadar corretamente o uso da composição pelo mundo. Além disso, ela também auxilia em situações contratuais relativas à edição e licenciamento de cessão de direitos. Um dos grandes exemplos desse processo, são as plataformas digitais que a partir de grandes volumes de informações pelo mundo, se apropriam desse código para o pagamento dos direitos autorais.


Cada composição tem seu próprio ISWC que, ao contrário do ISCR, não é alterado com as múltiplas gravações que podem realizar na obra. Cada uma possui um ISWC diferente e para essa codificação ser gerada, todos os titulares da obra devem estar filiados a uma associação de música que administram o ECAD e fazem parte da gestão coletiva, onde o processo é feito de forma gratuita.


Essa identificação é extremamente importante para que a sua música possa ser reconhecida de forma internacional e também seja correlacionada com seus criadores. Dessa maneira, esse código de referência é importante para o reconhecimento exterior das obras musicais e dos artistas, além de receberem o pagamento pelos seus direitos autorais.





47 visualizações

Comentarios


bottom of page