top of page
Buscar

Movimentando o Instagram: 5 dicas para explorar a criação de conteúdo na plataforma

Atualizado: 18 de nov. de 2022


“Quem não é visto, não é lembrado” é uma das frases mais ditas quando se trata de marcar presença digital. Hoje com um mundo cada vez mais conectado, muitos consumidores musicais dedicam seu tempo em redes sociais como o Instagram na busca de artistas novos. Por isso, é essencial que os músicos se mantenham ativos na plataforma, para que assim, possam impulsionar seu trabalho e atrair fãs do seu som. Nesse texto, separamos 5 dicas para que você consiga explorar todas as ferramentas da plataforma e garantir ótimos conteúdos. Vem conferir!


1. Adicione músicas aos stories

Essa é uma boa estratégia para que seu público possa criar vídeos e montagens com fotos e ter sua canção como trilha sonora. Para isso, desenvolvemos um passo a passo para você fazer de forma rápida e simples. Veja abaixo:

  • Grave um vídeo, tire uma foto com a câmera do aplicativo, ou escolha uma mídia da sua galeria. Em seguida, selecione o ícone do sticker que está localizado no canto superior direito e toque no ícone de música;

  • Use o buscador para encontrar a faixa que você deseja compartilhar;

  • Utilize a ferramenta de seleção (retângulo branco) para delimitar o trecho que melhor se encaixa com a sua produção;

  • Assim que os seguidores assistirem seu story, irão ouvir a parte escolhida sobre a imagem ou vídeo selecionado, além do sticker com título da faixa e nome do artista.

2. Use e abuse dos Reels

A rede social é uma plataforma que além das fotos, tem aberto caminhos para diversos estilos de vídeos. Com duração de até 60 segundos, os reels são vídeos criativos que podem ser compartilhados em uma nova aba no seu perfil, no feed e até nas páginas de explorar. Esse formato é ótimo para diferenciar seu conteúdo e expandi-lo para novos usuários. Esse recurso possibilita funções criativas incluindo:


Áudio

Escolha qualquer canção da biblioteca do instagram ou use de um audio original que você pode tanto criar ou quanto encontrar no reels;


Velocidade

Altere a velocidade do seu áudio (não a música), do vídeo todo ou apenas de clipes específicos;


Efeitos

Crie ou use qualquer efeito para mudar sua aparência ou dar vida aos seus reels;


Temporizador

Tenha liberdade para gravar com o timer e usar o recurso “Mãos Livres''.


  • Como ele pode te ajudar a alcançar um público novo:

  1. Os vídeos aparecem na aba Explorar e podem ser visualizados por qualquer pessoa na rede social;

  2. A seleção dos Reels é feita com base nos interesses de alguém e expostos na aba Explorar.

3. Lives & Rooms

Além de transmissão ao vivo, agora você pode incluir até três convidados na sua live. Os artistas e criadores podem acessar as informações referentes às contas que eles atingiram, o número de audiência simultânea na live, além dos compartilhamentos e os salvamentos.

  • Funções adicionais que valem lembrar:

Doações: Durante a sua live, você pode arrecadar fundos para uma causa que você defenda;

Compras e selos: Se você tiver habilitação para essas ferramentas, elas poderão ser acessadas durante sua transmissão ao vivo;

Notificações: Os seguidores e aqueles que participarem da sua sala ao vivo, serão notificados quando iniciar sua live. Assim, seu conteúdo chamará atenção e irá atrair novos olhares.

  • Upgrades para melhorar sua experiência ao vivo:

Comentários: Eles são padronizados como “Ativados” e aparecem no canto inferior esquerdo da tela. Para desativar, você só precisa clicar no "..." e selecionar "Desativar comentários";

Nova exibição de título: Ao nomear sua live, será exibido na parte superior da transmissão. Ao espectador tocar no título, ele poderá ver seu nome de usuário e também dos seus convidados;

Mudanças gerais de "aparência": As Lives tem uma nova aparência em geral - os ícones do recurso da câmera e outras funções foram movidas, como: inclusão de convidado, inversão da câmera, filtros etc. do visualizador da parte inferior para a barra lateral.


4. Assinaturas (Beta)

As assinaturas (BETA), estão sendo lançadas para alguns usuários com planos de expansão para mais criadores em breve. Com essas assinaturas, o público pode engajar em três tipos diferentes de conteúdo de contas:

  • Lives onde os criadores de conteúdo podem transmitir ao vivo apenas para seus assinantes;

  • Stories onde os assinantes possuem a ferramenta semelhante ao “Amigos próximos”;

  • Selos ou (badges) que diferenciam os users engajados para os inscritos, tanto nas mensagens diretas quanto nos comentários dos criadores, oferecendo aos fãs um selo roxo.

5. Link Stickers

Esse recurso conhecido como “Swipe Up”, mudou para Link Sticker. Esses adesivos estão disponíveis para todos os usuários nos stories e podem ser usados para direcionar outros users para links externos incluindo canções, artigos, sites de turnês, Você decide! Além disso, o texto é personalizável possibilitando que você produza uma mensagem criativa ao em vez de uma URL.


11 visualizações

Comments


bottom of page