O marketing está presente em todos os lugares, principalmente quando se trata de música. No cenário artístico, um dos fatores que garantem a visibilidade de um músico é sua divulgação. Por isso, é necessário que o artista se aprofunde nesse assunto para não apenas difundir seu trabalho, como também cativar admiradores. Conheça alguns passos para usar o poder do marketing digital a favor do seu som.
Ofereça conteúdos para seus ouvintes se engajarem
A novidade desperta interesse e também curiosidade entre os aficionados, especialmente os lançamentos. Então, logo após lançar algo, aproveite o hype para trazer conteúdos e meios que envolvam mais seu público. Produzir um Merch (produtos oficiais da sua loja) para seus fãs adquirirem ou anunciar a venda de ingressos para uma turnê, contribuirá para um retorno financeiro e engajamento. Dessa forma, você gera uma conexão emocional com a sua marca e consolida sua imagem artística.
Se conecte com sua audiência
Um outro meio para difundir os lançamentos são as lives. Nesse formato, os músicos podem desenvolver um roteiro para garantir maior segurança na hora de estar ao vivo. Além disso, existem algumas ideias criativas que pode ser usadas também para dialogar com seus telespectadores, como:
Q&A: Funciona como perguntas e respostas e você sugere questões como, “ O que acharam do lançamento? Quero saber mais de vocês!”, dando espaço para os seus ouvintes interagirem e trazer um feedback que pode potencializar seus futuros conteúdos;
Live Performance: Geralmente são ensaios ou uma versão acústica de alguma canção, e podem ser realizadas em um estúdio. Outra forma de interação pode ser através de uma conversa com a sua audiência enquanto faz algo que você gosta (seja jogando, lendo, etc.).
Além do Youtube e Instagram, existem outras plataformas que podem ser aproveitadas como a Twitch, onde permite a integração do perfil do artista na Amazon Music. Assim, você motiva seus fãs a escutar suas músicas e também seguir seu perfil, enquanto os algoritmos irão ajudar suas canções a serem reconhecidas pela plataforma.
Se você gostou da ideia e quer investir nas lives, nosso time de especialistas separou algumas dicas para você tirar o melhor proveito desse tipo de conteúdo. Confira abaixo:
1- Saiba quem é são seus fãs
Para que assistam sua live, é necessário conhecer quando eles estarão online. Se você ainda não possui uma conta profissional, acesse as configurações e adicione as ferramentas do Instagram Business, por exemplo. Quando estiver feito, você terá acesso aos dias da semana e horários que seus seguidores estão ativos e para organizar a agenda e estar ao vivo. Lembre-se que outras plataformas também possuem dados como esse para você ser assertivo nas suas produções.
2- Converse com eles
Por serem interativas, a transmissão é uma das alternativas que mais se aproxima do seu público. Por esse motivo, aproveite para conversar e ter uma conexão mais profunda com eles. Você receberá as notificações quando as pessoas entrarem e comentarem. Reagir às respostas, responder questões, cumprimentar e até pedir sugestões de músicas são algumas opções de interagir e gerar vínculos.
3- Ofereça exclusividade
Se está lançando um material novo, apresente aos seus ouvintes uma prévia. A exclusividade aos que assistem a live, estimula aos que assistiram a verem outras vezes quando você estiver ao vivo. Você também pode oferecer descontos para a compra na sua loja oficial ou sorteios durante a transmissão.
4- Faça chamada para as ações
Fazer uma transmissão traz a atenção completa dos seus admiradores. Por isso, esse é o momento ideal para lançar algumas chamadas para ação, como pedir aos fãs que curtam sua página no Facebook, ou seguir no Spotify. Seja espontâneo para criar!
5- Sugestões de Streaming ao vivo para artistas
Antes de gravar, você precisa ter em mente um plano que será baseado em sua live. Confira algumas ideias para se inspirar:
Caso seja um DJ, invista em uma apresentação ao vivo;
Troque experiências divertidas;
Faça um tour pelo seu estúdio;
Grave um cover de um artista;
Faça uma análise sobre seus instrumentos e equipamentos musicais;
Conte uma curiosidade sobre sua trajetória ou do seu lançamento.
Existem variadas formas de conversar e interagir com seu público, então experimente e encontre conteúdos que despertem valor para eles e também para o seu som.
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