top of page
Buscar

Conheça o Play de Ouro, certificação para músicas independentes


Nelson Tristão e Marcelo Castelo Branco no evento de lançamento do Play de Ouro

A Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) anunciou com entusiasmo o lançamento bem-sucedido do Play de Ouro, a primeira certificação brasileira destinada a reconhecer o desempenho dos artistas independentes nas plataformas digitais.


Essa certificação representa uma evolução do antigo Disco de Ouro, que era concedido com base nas vendas de discos físicos e agora é conferida aos selos e artistas associados à ABMI. Álbuns e singles lançados nessas plataformas se tornaram elegíveis para essa certificação, que é dividida em cinco categorias distintas: prata, ouro, platina, safira e diamante. A categoria em que o artista será enquadrado é determinada pelo número de downloads e reproduções alcançados nas plataformas de streaming.


Importância da Certificação:

Carlos Mills, presidente da ABMI, destaca a importância dessa certificação de performance para os artistas independentes no ambiente digital. Ele enfatiza que a padronização dos critérios de reconhecimento artístico e comercial é uma necessidade antiga dos produtores e comenta:


"Chamamos informalmente essa ação de 'disco de ouro repaginado'. Há uma quantidade enorme de artistas de nicho que alcançam números expressivos nas plataformas digitais e que passam despercebidos pelo grande público. Por outro lado, existem também grandes artistas muito populares que as pessoas não sabem que são artistas independentes. Esperamos, com o Play de Ouro, ajudar a trazer à luz essas informações."


O lançamento oficial do Play de Ouro ocorreu em janeiro deste ano (2023), sendo um marco significativo na indústria musical independente. A certificação foi recebida com entusiasmo pelos artistas associados à ABMI, como Maria Bethânia, Marisa Monte e João Donato. Através dessa nova certificação, a associação busca promover a visibilidade e o reconhecimento dos talentosos artistas independentes, destacando suas conquistas e fortalecendo sua presença no cenário musical brasileiro.

20 visualizações

Comments


bottom of page