top of page
Buscar

5 eventos do mercado da música para conhecer

O mercado da música está em constante expansão, por isso não é raro ver cada vez mais festivais sendo criados, artistas surgindo e divulgando suas obras e, claro, profissionais trabalhando na área. Pensando nesta questão é que surgem os eventos corporativos voltados para esse nicho.


Em geral, esses eventos são conferências, feiras e congressos que têm por objetivo fomentar o mercado, proporcionar a oportunidade de networking e divulgar as novas tendências para os anos seguintes.


No Brasil existem diversos eventos voltados para a produção musical, um deles é o Porto Musical, que desde 2005 promove encontros bienais entre profissionais nacionais e internacionais focados no mercado fonográfico. Quer conhecer outros eventos? Então confira abaixo os cinco que separamos para você!


evento de música no Brasil

Evento #1 - Semana Internacional de Música


A SIM (Semana Internacional de Música de São Paulo) é a maior feira do mercado fonográfico da América Latina, e reúne, desde 2013, profissionais nacionais e internacionais que debatem o cenário atual da música e as tendências do setor.


O evento, que sempre foi realizado no formato presencial, sofreu mudanças em 2020 e passou a ser estendido por mais de 30 dias e feito de forma online. Desse modo, ampliou seu alcance também nos territórios internacionais.


Ao todo, o SIM oferece mais de 50 palestras, debates, workshops e encontros com profissionais renomados e referências no mercado.


Vale lembrar que o evento tem como público alvo artistas, gravadoras e também empresas, marcas, festivais e coletivos. Alguns dos nomes que já passaram pelo SIM foram José Antonio Algodoal (ex-MTV, responsável pelos programas Supernova e Disk MTV).


Lembrando que todas as informações sobre o evento está no site simsaopaulo.com.br


Evento #2 - CONECTA+ Música & Mercado


O Música & Mercado nasceu há mais de 20 anos como uma revista de negócios na área da música, e posteriormente lançou o CONECTA+ Música, um dos maiores eventos do nicho, cujo objetivo principal é promover o networking entre artistas, empresários, músicos, estúdios, lojas, fabricantes, gravadoras, etc.


Além de desenvolver o mercado, o evento fomenta o incentivo à profissionalização das pessoas que trabalham com música, para isso oferta conteúdos técnicos e profissionalizantes.


Vale lembrar também que existe uma feira exclusiva para o varejo de música chamada CONECTA+ Business., na qual os expositores do setor de áudio, iluminação, instrumentos musicais, entre outros, podem mostrar seus trabalhos e produtos à venda.


Evento #3 - Feira Internacional Música Mundo


Idealizado por quatro músicos e empreendedores culturais, o Música Mundo tem como objetivo ser um agente transformador do mercado, promover oportunidades de networking entre empreendedores do ramo e fomentar o mercado musical.


O evento foi criado em 2014, e acontece sempre na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A última edição se debruçou sobre a agenda de relacionamentos e negócios, os show musicais direcionados à cidade, e também ofereceu minicursos de formação para aquelas pessoas que foram selecionadas na convocatória.


Evento #4 - Music Trends Brasil


Criado em 2016 com o intuito de promover o encontro e o diálogo dos agentes do negócio da música, o Trends Brasil Conference já reuniu mais de cinco mil profissionais. O evento é destinado para produtores, empresários e empresas do nicho, e além das palestras, a programação ainda inclui shows e happy hour.


Entre os temas abordados na edição de 2023 estão "como receber o autoral nas plataformas digitais'', "construção de audiência e comunidade de forma real e humanizada", e, claro, o debate sobre inteligência artificial na palestra "IA & Música: Reinventando Carreiras Musicais no Mundo Digital".


Durante o evento também acontece o Prêmio Trends, que premia os artistas que mais se destacaram nas categorias Melhor Álbum, Single e Artista do Ano.


Quem indica os candidatos são os próprios participantes e palestrantes da Conferência. Em seguida, os três mais votados de cada categoria vão à júri popular.


Evento #5 - Rio Music Market


Promovido pela Associação Brasileira de Música Independente (AMBI), o Rio Music Market tem o intuito de promover o debate entre especialistas e profissionais da música. Entre os temas abordados estão monetização, metadados, marketing digital, novas ferramentas, direitos autorais, inteligência artificial, entre outros.


O objetivo macro do RMK é manter o setor atualizado sobre as principais tendências e o que esperar do futuro da música. Entre nomes que participam da última edição — a ser realizada no final de 2023 — estão Fabio Geovane ( diretor de operações da UBC), Peter Strauss (Gerente de Relações Internacionais), Sandra Rodrigues (CEO, ABMI), Adam Jayme (Itamaraty), entre outros.


Vale lembrar que apesar do nome, a 10ª edição (e mais recente) edição do evento será realizada de forma on-line, tendo uma noite de encerramento presencial em São Paulo.



384 visualizações

Comments


bottom of page